Reportagem

No Dia Mundial do Doador de Sangue, HPS realiza ação para sensibilizar a população

Change Size Text
No Dia Mundial do Doador de Sangue, HPS realiza ação para sensibilizar a população No Dia Mundial do Doador de Sangue, HPS realiza ação para sensibilizar a população Foto: Cristine Rochol/PMPA

Hospital opera com estoque crítico dos principais tipos sanguíneos; número de doadores no Estado melhorou ano passado, mas segue abaixo do nível pré-pandemia

Nesta terça-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Para marcar a passagem da data, o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre vai realizar uma atividade para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Os estoques do banco de sangue do HPS atualmente estão criticamente baixos, de acordo com a Prefeitura.

Conforme a enfermeira Jusiane Colvara Soares, o estoque atual do tipo O positivo, o mais utilizado, tem se mantido com cerca de sete a nove bolsas, quando a necessidade é de 35 bolsas. As bolsas de O negativo também estão em falta. O sangue tipo O é o mais utilizado, pois ambos são mais compatíveis com outros tipos.

Sem ter outro elemento substituto, o sangue é essencial nos hospitais para situações de urgência, como atendimento a pacientes que sofreram acidente de trânsito ou vítimas de ferimentos causados por armas.

Para doar sangue ao HPS, a pessoa deve se dirigir ao Hemocentro de Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 3722), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, informando que a doação é para o Hospital de Pronto Socorro. É preciso: apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos (candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Os hospitais de Porto Alegre, o Clínicas e o Nossa Senhora Conceição, também são locais para doação.

Como andam as doações?

O número de doadores de sangue no Rio Grande do Sul ainda não voltou ao patamar pré-pandemia, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em 2019, o RS registrou 79.866 doadores, entre novos doadores e os de repetição – que são aquelas pessoas que doaram pelo menos duas vezes no período de 12 meses.

Em 2020, esse número caiu para 70.930. A situação melhorou um pouco no ano passado, quando foram reportados 75.290 doadores, contudo, ainda abaixo de 2019.

Além dos três pontos de coleta na Capital, mais sete locais recebem sangue, segundo a SES.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.