Matinal, Parêntese, Recomendações

Roger Lerina: recomendações da semana

Change Size Text
Roger Lerina: recomendações da semana "Paisagens Secretas, Sul do Brasil" é o primeiro livro do fotógrafo catarinense Renato Machado. Foto: Reprodução
FOTOGRAFIA Paisagens Secretas, Sul do Brasil | Renato Machado Arte, registro e paisagem. O fotógrafo catarinense Renato Machado acaba de lançar o primeiro livro de sua carreira: Paisagens Secretas, Sul do Brasil contém mais de cem registros fotográficos das mais belas regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A fotografia é um eterno aprendizado e nos oferece infinitas possibilidades. Sem a rigidez das certezas ou o medo de errar, permite ao artista ser verdadeiramente livre”, comenta Machado. O livro de 124 páginas é dividido em três capítulos: Oceano, Serras e Montanhas e Cachoeiras. A obra está à venda online. MÚSICA Cinephonia | Marisa Monte Capa do álbum “Memórias”, de Marisa Monte. Foto: Sony Music/Divulgação A Phonomotor e a Sony Music estão disponibilizando nas plataformas, pela primeira vez em áudio streaming, 30 canções gravadas por Marisa Monte em vídeos VHS e DVD ao longo de mais de 30 anos de carreira, além de uma música inédita: Acontecimento (Hyldon). O catálogo, batizado de Cinephonia, será lançado em três fases – e a primeira leva saiu nesta quinta-feira, com Memórias 2001 – Ao Vivo. “Depois de passar um ano e meio na estrada com a tour do disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, desembarcamos no Rio de Janeiro para as filmagens do DVD, em junho de 2001. O show era visualmente lindo, tinha como cenário uma escultura do Ernesto Neto e projeções que criavam um efeito psicodélico nas multicamadas de tecido branco. Vasculhando os tapes originais encontramos Acontecimento, do Hyldon, de 1973, que eu havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, explica a artista. Assista a um vídeo de Marisa Monte explicando o que é o Cinephonia aqui. PATRIMÔNIO Memórias de São Francisco de Paula Projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula segue, agora, no formato online Começou nesta semana a etapa que antecede a segunda fase do projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula – agora no formato online, observando cuidados necessários ao distanciamento social diante da pandemia global. Neste momento, a prioridade do projeto é ampliar a participação popular, oportunizando a todos os cidadãos do município serrano registrar depoimentos pessoais que tragam curiosidades, experiências e, sobretudo, lembranças de momentos vividos junto ao Lago São Bernardo e do Hotel Cavalinho Branco, temas do próximo encontro. Para isso, os interessados devem acessar o site e preencher o formulário, onde é possível anexar depoimentos, fotos e vídeos feitos por celular. Os testemunhos podem vir a integrar o documentário ou o livro Memórias de São Francisco de Paula, e devem ser encaminhados até o dia 11 de julho. Confira o teaser do projeto aqui.

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.