Instituto Shenghe

3 atividades lúdicas para fazer com as crianças na pandemia

Change Size Text
3 atividades lúdicas para fazer com as crianças na pandemia Origami estimula capacidade de resolução de problemas e tolerância. Foto: Carolina Garcia Tavizon/Unsplash

Você se lembra da história: no início da pandemia, qualquer rede social estava repleta de novos padeiros, confeiteiros e decoradores. É claro, com todo o tempo do mundo dentro de casa, nada mais justo do que experimentar. Mas como dedicar-se a um hobby, novo ou antigo, tendo crianças em casa? 

Com aulas suspensas e os pequenos repletos de energia para queimar, mães e pais do mundo inteiro precisaram diversificar as brincadeiras e as atividades lúdicas. Não é à toa que, com quase dois anos de confinamento, muitos se dizem exaustos.

Como canalizar a energia das crianças e criar momentos que unam aprendizado, diversão e afeto? A essa altura do campeonato, pode parecer impossível, mas não é.

O poder do lúdico

Para o dicionário, lúdico é tudo aquilo que visa ao divertimento. E aprender brincando – ou brincar aprendendo – é mais fácil do que parece. Um bom conteúdo lúdico, contudo, vai muito além dos jogos

Esse tipo de atividade, além do aprendizado, desenvolve as funções cognitivas, psicológicas, sociais e afetivas. E há um universo de brincadeiras que podem ser feitas em família, com o bônus de ensinarem valores a todos.

Origami é opção de atividade lúdica para crianças
Origami estimula capacidade de resolução de problemas e tolerância. Foto: Carolina Garcia Tavizon/Unsplash
 

Atividades lúdicas para fazer com as crianças

Origami

“Origami” é uma palavra japonesa que significa, sem mais delongas, “dobrar papel”. Há quem diga que o origami surgiu na China, junto com a invenção do papel, mas os registros sobre a origem dessa forma de arte não são exatos. As dobraduras tradicionalmente começam com um papel cortado em um quadrado perfeito, e representam formas encontradas na natureza, como folhas, flores e animais.

Quando estimuladas a construírem algo sozinhas, crianças exercitam a mente e a capacidade de solucionar problemas. A superação de problemas é processada pela mente de forma positiva, reforçando a confiança em situações posteriores. 

Mais ainda: ver um problema e superá-lo ensina à criança a virtude confucionista da tolerância. O origami nem sempre é fácil e você mesmo, na condição de adulto, pode se confundir na hora de dobrar algumas figuras. Sabendo que erros podem ocorrer, mas são superáveis, a tolerância é construída.

 

Meditação

Mude a trilha sonora de sua casa: que tal um pouco de silêncio? A meditação, prática milenar de origem asiática, faz repousar o corpo e acalmar os pensamentos – justamente o que precisamos para começar o dia tranquilos ou terminá-lo prontos para descansar.

Experimente incorporar práticas de meditação no âmbito familiar! Você pode utilizar meditações guiadas gravadas, disponíveis em streamings de áudio e vídeo, ou pode você mesmo escrever um roteiro e conduzir os pequenos rumo à iluminação. 

A meditação traz uma série imensa de benefícios para a família inteira: combate o estresse, melhora a ansiedade e o sono e ajuda a concentração. Mais do que tudo, no entanto, a meditação é uma ferramenta poderosíssima para o autoconhecimento – de crianças e adultos. Conhecendo a si, qualquer um pode se tornar mais justo, confiante e benevolente, pois aprenderá a pensar de um lugar de calma. Precisa de mais razão para incluir esse momento de reflexão na dinâmica familiar?

 

Jogos de tabuleiro

Essa é fácil e faz você mesmo voltar à infância. Uma partida de Jogo da Vida ou Banco Imobiliário anima toda a família. Não precisamos nem ir tão longe: jogos de carta e de dados divertem durante horas a fio.

Esse tipo de jogo ajuda a pensar estrategicamente, planejando bem cada movimento, e a ler a expressão dos outros participantes. E, claro, ensina a honestidade – o desejo de um atalho rápido para a vitória até pode existir, mas as regras devem ser respeitadas.

LEIA MAIS
Ética para crianças: o que ensina o confucionismo

Atividades lúdicas no Instituto Shenghe

O contraturno escolar do Instituto Shenghe tem como principal objetivo oferecer um projeto pedagógico baseado na filosofia de autocultivo e harmonia ensinada por Confúcio e Mêncio. A organização oferece aulas de mandarim e, a partir de agosto, disponibilizará em seu espaço aulas de artes plásticas, música e artes marciais.

O Shenghe acredita que a educação transforma o mundo a partir das ideias e construções já existentes. Assim, parte de uma missão de ensinar sem discriminar, conforme o nível de cada criança, de forma cooperativa e compartilhada. 

Atividades lúdicas são sempre reforçadas colocando em prática seus aprendizados. A socialização é um elemento essencial para que as crianças entendam a importância de aprender e de serem cidadãs éticas e tolerantes.

No Instituto Shenghe, cada criança tem a oportunidade de compreender suas responsabilidades e compromissos nas relações com família, amigos e amigas – como prega a doutrina do confucionismo. Tudo isso é feito com o apoio de uma equipe altamente especializada e, é claro, dos colegas de turma. 

As matrículas para o turno inverso estão abertas até 26 de julho: o público alvo são crianças de seis a 12 anos.

As visitas para conhecer a sede do Instituto Shenghe (Rua Francisco Ferrer, 268 – Rio Branco) podem ser marcadas com antecedência pelo telefone (51) 3023-3385 ou pelo WhatsApp (51) 99870-4579, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.