a palavra é

Ação Afirmativa

Change Size Text
Ação Afirmativa

“Ainda sobre os trainees negros do Magazine Luiza, pensei em fazer um fio distinguindo igualdade formal de igualdade material, debate superado desde o início do século passado. Mas notei que quem condena essa ação afirmativa não entendeu sequer o significado de igualdade.” (@DantasBruno, no Twitter, em 21 de setembro)

“Chamar ação afirmativa de racismo é não entender diferença entre discriminação positiva – p/ grupos discriminados – e negativa – p/ excluir estes grupos. Um dos juízes do Supremo dos EUA disse certa vez: é não saber diferença entre uma placa de ‘bem-vindo’ e de ‘não ultrapasse’.” (@thiamparo, no Twitter, em 19 de setembro)
Ação afirmativa não é racismo. A igualdade da Constituição não é formal, é material. Se tem uma coisa que o Brasil NÃO é, é igualitário. Tamo longe. Contratar mais pessoas negras com justa remuneração é a mudança possível. É o básico. O mínimo.” (@kakau, no Twitter, em 19 de setembro)

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021