Cartas

Um plano inspirador

Change Size Text
Um plano inspirador

Exatamente no primeiro dia de 2021 ingressarei no time dos cinquentões. Confesso que tinha uns planos bem maneiros para a virada. Isso antes de sermos capturados na macabra espiral verde-amarela que combina bolsonarismo e Covid-19.

De março pra cá os planos entraram em pane. A perspectiva das possibilidades futuras, espécie de tela onde projetamos desejos e intenções, foi progressivamente se estreitando. Até que sobrou apenas um ponto fixo no horizonte. E a partir deste ponto espero reconstruir o panorama mais amplo das cousas que importam.

Que ponto é esse? A clara percepção que nenhuma sociedade humana digna desse nome sobrevive aos ataques sistemáticos à sua capacidade de pensar criticamente.

O investimento em ciência e cultura, a aposta no esclarecimento e o fortalecimento do uso público da razão, são barricadas no caminho da desinformação, das ameaças constantes à laicidade do estado e do rebaixamento da política.

Em 24/11/2020 nosso querido amigo Fischer disparou um e-mail que dizia o seguinte:

“A revista Parêntese se pensa como um espaço para dar vigor às ideias. Em um ano, passaram por aqui centenas de textos — ensaios, crônicas, memórias, palpites, relatos —, charges, fotos e entrevistas que, cada qual ao seu modo, contaram o que estava invisível, explicaram o presente que se impõe e – o mais valioso – propuseram um futuro possível.

O futuro, caros leitores, depende da imprensa, que depende da Opinião Pública, que depende de uma sociedade justa para viver e livre para pensar.

Queremos seguir nesse espaço e chegar ao nosso próximo ano com o mesmo vigor.”

Eis um plano inspirador para o ano que se avizinha.

Alvíssaras em cornucópia. Fora Bolsonaro! Vacina para todos!


Eduardo Vicentini de Medeiros é professor de Filosofia na UFSM, desde fevereiro de 2019. No doutorado escreveu sobre Henry David Thoreau (aquele da desobediência civil), autor marginal – de borda – da terra do Tio Sam, lugarzinho que se acha o centro do mundo.

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.