Crônica

Erva daninha

Change Size Text
Erva daninha

Um período recente de inseguranças fez renascer meu já quase esquecido interesse pelo potencial alimentício das assim chamadas “ervas daninhas” (ou “matos” ou “inços”).

Refiro-me àquelas plantinhas teimosas que brotam espontaneamente em hortas, canteiros e calçadas, para enorme desgosto de quem quer que receba a ingrata tarefa de arrancá-las, pois se comportam como verdadeiras pragas: suas minúsculas sementes se misturam ao solo, podendo permanecer latentes por anos, aguardando as condições ideais para germinar, dando início a uma nova infestação. 

Sabendo tão bem (ainda que a contragosto) do crescimento rápido de tais espécies, bem como de sua pouca necessidade de cuidados, por quê, então, não pensamos em usá-las como alimento em vez de descartá-las como indesejáveis? Um pé de dente-de-leão é, certamente, muito mais fácil de cultivar do que um pé de alface.

Mas por que alguém comeria mato?!, você deve estar se perguntando.

Pois bem.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.