Crônica

Pós Covid

Change Size Text
Pós Covid

De repente, acordei sem sentir o cheiro do café. Em seguida, o almoço se transformou num algodão molhado. Mesmo trivacinada, eu estava com Covid, a doença bandida que roubou de mim os prazeres de comer e beber. 

Nosso repertório de memórias olfativas é parte do que somos. As lembranças são feitas de amores, cores, sons, aromas e sabores; sem os dois últimos as referências ficam capengas e ficamos sem chão. A gente só se dá conta disso quando perde o olfato e o paladar, como aconteceu comigo há cerca de um mês, quando passei a viver num planeta inodoro e insípido. 

Toda a construção de recordações, feita ao longo da vida, desapareceu. Não imagino viver sempre sem sentir os cheiros que evocam a infância, como os dos doces da vó, da banana amassada com canela da mãe, e o da casa sendo encerada. O que fazer sem os odores que foram se acumulando ao longo da vida, trazendo boas lembranças, como o perfume das mimosas no aniversário da mãe, marcando o frio do inverno? Ou o das flores dos cinamomos, trazendo a primavera? E o da terra molhada pela primeira chuva de verão? Como viver sem as morrinhas, como a do suor depois de uma grande caminhada, do limão estragado e do rastro da barata deixado num copo? Como ficar sem saber da necessidade urgente de um banho? 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.