Crônica

Uma prisioneira no júri do prêmio literário

Change Size Text
Uma prisioneira no júri do prêmio literário Contracapa do Jornal Ouest-France (reprodução)

No centro penitenciário feminino de Rennes (França), uma condenada se tornou parte do júri de um prêmio literário anual de romances contemporâneos*. A notícia saiu no jornal Ouest-France em 22 de fevereiro e conta como Cassandra (nome ficcional) conseguiu uma nova perspectiva de mundo se dedicando à leitura enquanto cumpre uma longa pena. 

Com uma notícia dessas é inevitável se perguntar sobre esse tipo de reconstrução acompanhada da presença dos livros. Cassandra não alcançou o posto de jurada sem antes percorrer um caminho de longa dedicação. Dez anos se passaram na prisão, período em que buscou encontrar uma alternativa para a solidão, uma maneira de levar o pensamento para longe do lugar onde ela está. E para isso é preciso muita força para não olhar para o crime cometido no passado: “Eu quero esquecer. Avançar”.

Cassandra tem mais que a leitura na sua rotina. Ela trabalha no ateliê de confecções de roupas do centro penitenciário, estuda para obter um diploma técnico superior e ainda tem uma atividade remunerada na biblioteca da prisão. Recebe € 3,49 por hora. “Um posto de confiança”, segundo a direção.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.