Crônica

Vou embora de Porto Alegre de novo

Change Size Text
Vou embora de Porto Alegre de novo Foto: João Marcelo Osório
(versão 2020, durante pandemia COVID-19)

Daqui pouco mais de um mês, vou embora de Porto Alegre de novo. Retornar ao interior. A despedida gradual tem se limitado a algumas caminhadas com o cachorro nas proximidades desse endereço que vai se desfazendo. O CEP que sei de cor não vai mais precisar. Mas tá tudo bem.

O sobrado na esquina da José do Patrocínio com a República deve datar do século XIX. Ele tem um bazar e um terminal de Táxi no térreo. O segundo andar, se não me engano, abriga uma academia de artes marciais. Há pouco, um taxista fumava na porta contemplando a rua vazia, as motos e bicicletas de tele-entrega já tinham diminuído, o auge é às 22 horas. O meu cachorro fazia xixi na beira da ciclovia, atravesso sempre a rua pra evitar a calçada dos taxistas, eles conversam alto e sem máscara. O taxista com o seu cigarro, eu com o meu cachorro, ficamos olhando o asfalto úmido e a reta desabitada em direção à Praça Garibaldi. De barulho, o clique inútil da sinaleira pulando do verde pro vermelho, o zumbido de eletricidade nos postes, eu desdobrando a sacola pra pegar o cocô do cachorro.

A José do Patrocínio vai ficando escura depois de três quadras pra lá, mão única e sem freio, como se o marasmo fosse abismo. Parece que vai dar direto no mar ou em Palmares do Sul, tipo uma falha cósmica. O taxista devia pensar algo parecido com isso, escorado como um dos proprietários do sobrado. Petelecou o cigarro e entrou.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.