Todavia/Divulgação

#180 | JULHO DE 2023

Em “Discurso sobre a metástase”, André Sant’Anna faz uso de um humor absurdo para desvelar a loucura e a tragédia de um Brasil em ruínas
Todavia/Divulgação

Metástase: fenômeno resultante do desprendimento das células do câncer de seu tumor principal, provocando sua inserção na circulação sanguínea ou linfática e, por meio dela, se disseminando e se alojando em outras partes do corpo, formando novos tumores. Células podres que comem por dentro, espalhando-se lenta e sorrateiramente. A metástase de André Sant’Anna é a da linguagem: possui idioma próprio e, quando menos se espera, se volta contra ela mesma.

Publicado pela Todavia, Discurso sobre a metástase (2021) é dividido em três partes: O homem, O autor e O discurso. A primeira é composta por catorze histórias, incluindo a que empresta título ao livro. A segunda, de tom autobiográfico, apresenta três narrativas, sendo A história do meu pai uma homenagem a Sérgio Sant’Anna, falecido em 2020 em decorrência da Covid-19. A terceira e última parte encerra o livro com uma peça de teatro, mais parecida a uma procissão apocalíptica repleta de personagens que se interpelam em uma mistura de vozes. Jesus, Édipo e Macunaíma são alguns dos atores desse ato final. 

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Também nesta edição
Ready for an adventure? Take a dive into my world of photography from exotic locations around the globe – from places like Zambia, Morocco, and more! All photos shot on the Canon EOS 5D. Feel free to reach out and connect with me!
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.