Ensaio

A literatura à sombra dos livros didáticos

Change Size Text
A literatura à sombra dos livros didáticos

Sei que os amantes da literatura irão me entender: em vários momentos preciso fazer um esforço danado para aceitar que ela não está inserida no meu cotidiano mais prosaico. Na fila do mercadinho da esquina, por exemplo, após o cliente da minha frente tirar sarro do gringo do caixa sobre o resultado do último jogo do Grêmio, eu tenho vontade de, enquanto com destreza ele vai passando os itens pelo leitor do código de barras, perguntar-lhe se Dostoiévski só comia salsichão Borrússia ou se a pizza congelada tem Quincas borda de capituri. Ou quem sabe algo menos infame: 

– Não tá rindo hoje, gringo, parece a Clarice Lispector. O que houve, começou a ler Adorno?

Pedindo ao leitor perdão pelas hipotéticas situações acima, existem dados que balizam a impossibilidade de que a literatura – e principalmente a assim chamada “alta literatura”, seja lá o que ela represente – faça parte do cotidiano dos brasileiros que não estão inseridos em contextos letrados normalmente ligados a cursos superiores da área das linguagens. 

A média de leitura dos brasileiros, segundo pesquisa desenvolvida pelo instituto Pró-Livro, é de 2,43 exemplares por ano. Além disso, os dados apontam que 30% da população nunca sequer comprou um livro na vida. Não vou aqui discutir se isso é muito ou pouco, nem mesmo comparar com dados de outros países, sob pena de alimentar o nosso já tão famigerado Complexo de Vira-Lata. 

Trago, para tanto, um diálogo, ocorrido entre mim e o dono do mercadinho:

– Funcionando hoje? – perguntei a ele no dia 15 de novembro, após ser surpreendido com o estabelecimento aberto e ali ter entrado para comprar qualquer coisa para comer.

– Sim, hoje também se ganha dinheiro. – respondeu.

– Mas tem que descansar, gringo.

– Mas também tem que ganhar dinheiro – disse ele, rindo e passando os itens no caixa.

– É verdade.

– E tu faz o quê?

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.