Ensaio

TRI – Territórios negros em Porto Alegre

Change Size Text
TRI – Territórios negros em Porto Alegre

Entre o final do século XIX e início do século XX constituíram-se na cidade de Porto  Alegre/RS áreas que se caracterizaram pela presença negra, ficando conhecidas como  antigos  territórios negros, entendidos aqui enquanto espaços apropriados, marcados, qualificados, por grupos negros, ainda que não sejam exclusivos (RATTS, 2012, p. 232).

Na atualidade, diversos desses espaços quase não são lembrados como lugares outrora  ocupados por grupos negros, como as Ruas 28 de Setembro e 13 de Maio, e o Parque da Redenção – cartão postal e principal parque urbano da cidade. Inscritas no mapa histórico de 1888, essas denominações referem-se a marcos do processo de emancipação negra na escala local e nacional, sendo aqui classificadas como toponímias da emancipação negra.

As datas de 28 de setembro e 13 de maio são, respectivamente, as datas de assinatura  da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea. O Campo da Redenção refere-se à libertação (parcial) dos escravizados na cidade de Porto Alegre em 1884. Esses marcos são entendidos como emancipacionistas por fazerem parte de um processo gradual, com ações que visavam uma libertação lenta e fragmentada (por isso diversas leis antecederam a Lei Áurea) e não a emancipação imediata, irrestrita e definitiva de todos os escravizados, que só vai ocorrer no 13 de maio de 1888 (MOREIRA, 2003, p. 18).

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.