Ensaio

Um castelo ressuscita

Change Size Text
Um castelo ressuscita

Ano de 1908. Imaginem uma família que viveu em Nova Iorque, Londres, Lisboa, mudando-se para uma vila chamada Pedras Altas, no interior do Rio Grande do Sul. Tem até o gosto do livro A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, com o agravante da sede da propriedade ser apenas uma casa de madeira, a primeira pré-fabricada em nossos pagos.

Nesse chalé, ou cottage, como o chamavam Joaquim Francisco e sua esposa Lydia, nascida São Mamede, da nobreza lusitana, morou a família Assis Brasil durante cinco anos, até 1913, quando foi inaugurado o castelo cor de rosa. Um presente de amor à esposa para sede de uma propriedade que visava ensinar aos pecuaristas como produzir em áreas reduzidas: Uma quadra, uma légua. Ou seja, Assis Brasil foi capaz de produzir com rentabilidade, numa área cinquenta vezes menor do que as da criação tradicional rio-grandense. Para mim, o primeiro projeto verdadeiro de reforma agrária no Brasil.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.