Ensaios Fotográficos

Canção da esperança

Change Size Text
Canção da esperança

*Texto de Fabiana Beltrami

Um fotógrafo em busca da esperança! Esse é Diogo Zanatta, há 12 anos um fotojornalista publicitário que não cansa de buscar histórias em meio a luz do cotidiano da cidade, das pessoas, da sua própria. Diogo vive a caminhar, ver, fazer fotografia por todos os lugares de Passo Fundo, cidade do interior do Rio Grande do Sul em que vive. Nela ele encontra histórias e as narra pelo enquadramento da sua câmera e pela sensibilidade do jeito que vê seu mundo, o do outro e da sociedade.

Ele nos mostra que a cidade não é só cuia, catedral ou ferrovia, ele mostra gentes. Neste projeto ele traz ao nosso olhar a vida de um povo imigrante, sofrido, que foi chegando na cidade, muitas vezes para ficar bem pouco, mas que agora estão aqui, cheios de esperança – os Haitianos. 

Nas imagens uma cultura que privilegia os eventos religiosos, famílias vindas do país que já sofreu com catástrofes da natureza e que é considerado o país mais pobre das Américas, mas, que mesmo assim, sorriem imensamente. Vieram em busca de uma vida melhor – ter amor, emprego e alegria. Quem não quer o mesmo que eles? E como ver isso em imagens e perceber que eles merecem o mesmo que desejamos também?

É só sentir as fotos de Diogo Zanatta, que, neste projeto em andamento, fotografa junto com os amigos e fotógrafos Tadeu Vilani e Rafael Dalbosco. Esperança, sem preconceito, cheio de carinho pelo olhar. Assim é Diogo! Sempre buscando um projeto novo, uma saída fotográfica com os amigos, fazendo as ideias acontecerem. Afinal, enquadrar e congelar o tempo é buscar diálogos agregadores para uma vida em convivência, uma vida com o afeto, gentes e muita esperança no presente e no futuro, para todos. 

















Diogo Zanatta – Fotógrafo / Repórter Fotográfico Freelancer com trabalhos publicados em jornais, revistas e portais de internet (Jornal Zero Hora, O Nacional, Diário da Manhã, Folha de S. Paulo. Revista IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Veja, BBC Brasil, Terra, UOL, G1, entre outros). Integra os coletivos Grupo da Foto, Toca do Ratão e Confraria das Artes todos em Passo Fundo/RS.

Fabiana Beltrami – Jornalista multimídia e fundadora do Grupo da Foto. 

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito