Ensaios Fotográficos

Fernando Schmitt: Nada

Change Size Text
Fernando Schmitt: Nada

Escolhi para a Parêntese um trabalho que chamo Nada. Começou em 2006 e joga com a possibilidade que os dispositivos fotográficos digitais de pequenas dimensões nos abrem. Primeiro com câmeras compactas, depois com smartphones, venho coletando imagens de coisas e cenas que em tempos analógicos não desejaria ou me permitiria fotografar.
Ampliei a gama de objetos dignos de foto. Trabalhei bastante na revelação dos arquivos, tentando ver até onde uma imagem continua se parecendo com uma fotografia. E descobri que essas imagens ganhavam força quando montadas em duplas, uma tensionando a outra.
















Fernando Schmitt é fotógrafo, professor de fotografia e curador independente. Graduado em Jornalismo e Mestre em Comunicação Social. Ensina na Escola Fluxo de Fotografia e Cinema e coordena em espaço próprio grupos de estudo e produção em fotografia. Trabalhou também no SESC/SP, MIS-SP, UNISINOS-RS, PUC-RS e UFRGS. Com Caren Santos criou a marca Foto_Síntese (@sintesefoto) para aplicar a fotografia em usos cotidianos, do vestuário à decoração, e pensá-la como ferramenta de projeto no design e na arquitetura. Possui trabalhos nas coleções Joaquim Paiva/MAM-RJ, MARGS e MAC-RS.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.