Ensaios Fotográficos

Mar de Dentro

Change Size Text
Mar de Dentro

Este ensaio, editado especialmente para a Parêntese, é uma parte da cicloviagem que Demétrio Soster realizou, sozinho, em janeiro de 2021, no entorno da Lagoa dos Patos. É ela, a lagoa, o Mar de Dentro que nomeia este conjunto de imagens e também o livro que o autor lança para contar seu percurso.

265 km de extensão, 60 km de largura e profundidade média de três metros, o que representa uma lâmina de água de 10.144 km². Por isso Mar de Dentro, como os antigos chamavam a maior laguna da América do Sul.

Diz assim o autor da proeza e também do livro que carrega o título Operação Mar de Dentro:

A Operação Mar de Dentro, como batizei a trip, partiu de Santa Cruz do Sul, onde moro, no dia 14 de janeiro de 2021, uma quinta-feira de sol, em direção a Porto Alegre; atravessou o Guaíba de catamarã, e rumou em direção ao Sul por cidades como Tapes, Arambaré, São Loureço do Sul, Pelotas e Rio Grande.

Chegando em Rio Grande, atravessou, de barco, para São José do Norte, e, daí, em linha reta novamente, mas no sentido contrário (sul/norte), passando por lugares como Estreito, Tavares, Mostardas e Capivari do Sul.

Sempre pela BR 101, rumou em direção a Osório, no Litoral Norte, onde encerrei formalmente a cicloviagem, ainda que tenha pedalado um pouco mais junto à Lagoa dos Quadros, na altura de Capão da Canoa.

Em seu total, foram 11 dias de viagem, ou 937,11 km pedalados.

Fique aqui com algumas das imagens.















Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito