Ensaios Fotográficos

Não mexe comigo, que eu não ando só!

Change Size Text
Não mexe comigo, que eu não ando só!

São cerca de 80 mulheres, de diferentes idades e origens, unidas pelo mesmo sentimento de resistência e amor à arte independente. Em abril de 2019, tomaram as ruas de Porto Alegre, desbravando palavras de luta em suas fantasias roxas, amarelas e vermelhas – cores que compõem o bloco Não Mexe Comigo, Que Eu Não Ando Só

Acompanhadas por foliões, não passaram despercebidas por aqueles que estivessem ao longo do seu caminho. Abriam sorrisos e faziam com que ritmos tomassem conta dos corpos alheios, em danças individuais e coletivas. Ao mesmo tempo, estimulavam o sentimento de resistência às mulheres, relembrando: não estamos sós.

A luta contra o patriarcado e o empoderamento feminino se apresentam como valores insubstituíveis nas saídas do Não Mexe. Há festa e há alegria, mas também há luta e resistência. 

Em 2020, os carnavais de rua que religiosamente tomam conta do país todos os anos se viram enfrentando uma realidade nunca antes pensada. A mesma saída que coloriu a Orla do Guaíba em 2019 foi inviabilizada por conta da pandemia do novo coronavírus, que se espalhou em escala global e obrigou as pessoas a permanecerem em casa. 

Os sentimentos de resistência e amor permanecem, no entanto. Relembramos as boas memórias daquele 13 de abril de 2019 através de retratos, aguardando ansiosamente para que essas 80 mulheres possam colorir as ruas da cidade em seus tons de luta mais uma vez.
















Joana Berwanger é jornalista formada pela PUCRS, fotógrafa e pós-graduanda em Mídia, Política e Sociedade pela FESPSP. Começou a fotografar durante a faculdade, em 2014, apesar de já ter certa familiaridade com produção de imagem por conta do pai, que é diretor de fotografia. Mergulhou no mundo do fotojornalismo em 2016, em um estágio no Jornal Sul21. Em 2019, trabalhou para a revista egípcia Arab West Report, e, depois, no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.