Ensaios Fotográficos

O que se esconde, o que se revela

Change Size Text
O que se esconde, o que se revela

texto de Ricardo Romanoff

Fotografar implica tomar decisões. Uma das mais importantes e debatidas diz respeito aos enquadramentos: o que está dentro do plano? O que ficou de fora? Em certa medida, poderíamos afirmar que toda fotografia esconde ao mesmo tempo que revela. Essa característica pode se manifestar de forma um tanto paradoxal quando a própria imagem deixa ver algo que está oculto ou à sombra, como nas fotos que Lucas Moesch apresenta nesta edição da Parêntese.

Porto-alegrense radicado em Nova York há quatro anos, Moesch é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS e atua profissionalmente como editor – uma pista valiosa para refletirmos sobre suas imagens. “Minha relação com a fotografia começou em experimentações com vídeos. Gosto muito de utilizar uma técnica chamada freeze frame, que consiste basicamente em parar um quadro e prolongar seu tempo de existência. Mas 90% dos diretores aos quais apresentei um corte com essa técnica pediram para tirá-la. Talvez aí uma frustração que me levou à fotografia? Mas a minha relação com as imagens vem da impossibilidade de me relacionar com tudo sem fazer relações com algum tipo de construção ficcional”, conta o editor-fotógrafo. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.