Entrevista

Luciany Aparecida: a saudade e a aridez

Change Size Text
Luciany Aparecida: a saudade e a aridez

Luciany Aparecida primeiro entrou na minha casa pelo correio. Ou melhor dizendo, Ruth Ducaso entrou. Recebi sem aniversário nem época de natal um pacote de presente e em meio a alguns outros livros enviados com carinho e um laço de fita lá estava ele: Contos ordinários de melancolia. A leitura foi um acontecimento no meu 2021. Eu que havia questionado ‘‘Conto ou Crônica’’ em 2020, me deparava com algo maior, Prosa ou Poesia? 

Depois a ansiedade de entrar em contato com a autora, ‘‘E dizer o quê?’’. ‘‘Oi, li seu livro e adorei.’’ – Não, muito tiete. ‘‘Oi, tudo bem?’’ – Não muito informal. ‘‘Oi, li seu livro e ele me fez pensar, obrigada…’’. E assim se abriu um diálogo de amor à literatura, que se transformou numa live no meu perfil de instagram e a live se transformou nesta conversa.

Nathallia Protazio

Parêntese – Quem é Luciany Aparecida?

Luciany – Eu sou escritora, escrevo a partir da criação de algumas assinaturas, que é um trabalho que eu faço como uma performance de linguagem. Isto quer dizer: criar uma escritora e então realizar uma linha editorial para esta escritora, um jeito de escrever para/com ela, como é o caso da Ruth Ducaso. E recentemente tenho escrito também como Luciany Aparecida. Sou uma escritora feliz com o fato de escrever, não sou feliz com a trajetória político-histórica do nosso país, da estrutura presente aqui no continente americano e tudo o que isso significa, mas um dos meus lugares de existência é a palavra, é o texto. Para um corpo como o meu, na sociedade brasileira, a literatura estabelece uma relação de vida (porque é resistência).

Luciany Aparecida, foto Ana Reis.

P – De onde você é? Como foi a tua infância? Como nasceu esta relação com a literatura?

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.