Entrevista

Néllys Corrêa: Mulheres plurais, histórias reais

Change Size Text
Néllys Corrêa: Mulheres plurais, histórias reais

Conheci a Néllys como quase todo mundo que conheci nos últimos dois anos, numa rede social. Ela entrou em contato comigo me convidando a participar da primeira feira de mulheres negras empreendedoras do coletivo Digitais Pretas. O convite me trouxe a reflexão: ‘‘Quem escreve é uma empreendedora?’’ Eu quis pensar que não, mas a Néllys me surpreendeu com sua perspectiva, afinal eu escrevo, mas também vendo meu próprio livro… portanto, sim! Participei da feira e me apaixonei pelo projeto. O coletivo Digitais Pretas é um quilombo virtual. Um espaço para crescimento, aprendizado, suporte emocional e divulgação de afro-empreendedoras que este mês comemorou a marca de 4 mil seguidores no seu perfil do Instagram. A Parêntese conversou com a idealizadora do projeto, Néllys Corrêa, mulher negra gaúcha, empreendedora digital, CEO da mentoria ‘‘Vamos Empretecer o Instagram?’’, escritora coautora do livro ‘‘Maternidade Preta, Sororidade e Dororidade’’.


Parêntese – O que é Dororidade?

Néllys – A Sororidade é aquele sentimento que une as mulheres, a Dororidade é o sentimento que une as mulheres negras, no qual cada uma vê na outra a questão da luta, as dores, a força.

P – Quando você iniciou o projeto?

N – Em novembro de 2020, surgiu a ideia de criar um perfil onde nós, influenciadoras negras, pudéssemos nos conectar, engajar os nossos perfis e ser um espaço representativo. Eu havia percebido durante os meses anteriores, quando eu comecei a criar conteúdo nas redes sociais, que o nosso engajamento não era o mesmo que de outros perfis. As nossas visualizações na rede social não eram as mesmas e que muitas criadoras de conteúdo com um enorme potencial desistiam por ver que não eram reconhecidas. Assim, para dar visibilidade às mulheres pretas que têm os seus negócios negligenciados, nos unimos.

P – Alguém iniciou o projeto contigo, ou no início era só tu?

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.