Memória

1740: O povoamento

Change Size Text
1740: O povoamento Fig. 1 - Jerônimo de Ornelas. Desenho de Fernando Corona, feito a partir de retratos de descendentes do primeiro povoador.

O primeiro povoamento foi, naturalmente, dos índios. Dos brancos que vieram depois, os primeiros eram tropeiros e captadores de gado solto. Um destes foi Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos, que, em meados de 1732, instalou-se com a família numa morada que, estima-se, ficava no sopé do Morro Santana. Naquele tempo, ocupar um terreno por mais de cinco anos dava o direito de reivindicação de posse. Foi o que fez e foi atendido, em carta de sesmaria de 05 de novembro de 1740. Esta data, inclusive, foi por algum tempo indevidamente comemorada como sendo a da fundação de Porto Alegre. Não é mais. Povoação não é, rigorosamente, fundação.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.