Memória

1772 – A fundação oficial: história

Change Size Text
1772 – A fundação oficial: história Gravura e relevo de José Marcelino de Figueiredo ou Manoel Jorge Gomes de Sepúlveda

Depois de muitas polêmicas, debates e divergências, a data oficial da fundação de Porto Alegre ficou para o dia 26 de março de 1772, data da criação da Freguesia. Quem muito se empenhou para tanto foi José Marcelino de Figueiredo, que governou a província em períodos intercalados de idas e vindas ao Rio de Janeiro. Seu nome verdadeiro era Manoel Jorge Gomes de Sepúlveda. Mas, depois de ter morto um escocês que servia no mesmo regimento seu,  irritou profundamente os ingleses, que então mandavam e desmandavam em Portugal. Para não desgostá-los ainda mais,  o governo português condenou Sepúlveda, mas facilitou sua transferência para o Brasil (alguns até acham que veio daí a expressão “para inglês ver”), mas teve de “apagar” sua identidade.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito