Memória

1780-1800: Ao longo das 5 ruas, as primeiras edificações: história

Change Size Text
1780-1800:  Ao longo das 5 ruas, as primeiras edificações: história Fig. 1 - Porto Alegre vista do Sul. Gravura de Hermann Rudolf Wendroth, 1852.
PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES Criada a Freguesia, em 1772, iniciaram-se os planos de urbanização do povoado. O primeiro traçado urbano foi entregue ao cartógrafo capitão Alexandre José Montanha. Embora os originais nunca tenham sido encontrados, estima-se que ele, até mesmo seguindo caminhos já existentes, traçou seu plano de forma que as cinco ruas principais (como os dedos de uma mão aberta) convergissem para o primeiro ponto fulcral da cidade: a praia do Areal, desembocadura do riacho, e hoje Ponta do Gasômetro. Eram elas: a rua do Riacho (atual Washington Luiz), rua do Arvoredo (atual Fernando Machado) rua Formosa (atual Duque de Caxias), rua do Cotovelo (atual Riachuelo) e rua da Praia (atual Andradas). As primeiras edificações: representações Se nem o mapa restou, imagine-se representações dos primeiros anos do povoado. Ausência total. Talvez a primeira representação que possa servir de orientação seja um detalhe de uma gravura do alemão H. R. Wendroth, que andou por aqui em 1852 (Fig. 1, acima). Ou seja, 80 anos depois da criação do povoado. Pelo detalhe da gravura (Fig. 2, abaixo) pode-se constatar, efetivamente, que a construção das primeiras casas concentrou-se na extremidade da península e ao longo das primeiras ruas. Com destaque para as edificações da rua Formosa, do Arvoredo e do Riacho. Fig. 2 – Detalhe da gravura Porto Alegre vista do Sul, de Hermann Rudolf Wendroth, 1852, com demarcação das primeiras ruas e edificações. Arnoldo Doberstein é professor e pesquisador de História Antiga, História da Arte e Cultura Artística.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito