Memória

1803 – A Santa Casa de Misericórdia: história

Change Size Text
1803 – A Santa Casa de Misericórdia: história

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

No alvorecer do séc. XIX, Porto Alegre recebeu equipamentos e instituições que, ao longo do tempo, foram se constituindo em patrimônios afetivos da cidade. Uma dessas instituições foi a Santa Casa de Misericórdia, cuja criação data de 1803, mas cuja edificação foi se fazendo paulatina e pausadamente. Em 1821, Saint-Hilaire dela informava que “fora da cidade [lembrar que os limites urbanos terminavam na Praça do Portão], sobre um dos pontos mais altos da colina, iniciou-se a construção de um hospital cujas proporções são tamanhas que talvez não seja terminada tão cedo”. Terminada não ficou, mas em 1828 estava sendo inaugurada.

A Santa Casa de Misericórdia: representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito