Memória

1835: A Revolução Farroupilha em Porto Alegre

Change Size Text
1835: A Revolução Farroupilha em Porto Alegre Combate da Ponte da Azenha, 1923-25

Na noite de 19 para 20 de setembro de 1835, a capital dos gaúchos, então dividida entre partidários do império e dos farrapos, que ainda não eram conhecidos como tal (a denominação de “farrapos” foi posterior), foi atacada pelos revoltosos. O confronto se deu na ponte da Azenha, com a vitória dos farroupilhas que, por um tempo, ficaram com o controle da cidade. Até que as forças leais ao império, lideradas por Manuel Marques de Souza, o conde de Porto Alegre, retomaram este controle. Por cerca de dois anos resistiu ao cerco mantido pelos farrapos, por isso mesmo recebendo do imperador o título de “muy leal e valorosa”.

 A Revolução Farroupilha em Porto Alegre: representações pictóricas

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito