1842-48: A Ponte de Pedra: História
PORTO ALEGRE 250 ANOS: HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES
Porto Alegre nasceu costeada pelo arroio Dilúvio. Costeada e cortada, porque por quase um século a zona sul da cidade só era ligada, mais a leste, por uma ponte de madeira, acanhada e mal-conservada. Até que o Barão de Caxias, que assumiu a presidência da província em 1842, para pacificá-la e melhorá-la, determinou a construção da PONTE DE PEDRA.
Em menos de seis anos estava concluída, para se tornar, como disse o prof. Riopardense de Macedo, “a mais segura ligação entre a cidade e o campo. Até que a cidade a envolveu, e envolveu com ela todo o arroio Dilúvio [que foi, inclusive, desviado]… A ponte ficou só, sem propósito e sem destino. Ninguém mais passa nela: passeiam. Não mais a usam: admiram” (Porto Alegre: aspectos culturais. SMEC, 1982, p. 54).
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