Memória

1858 – O Teatro São Pedro: história

Change Size Text
1858 – O Teatro São Pedro: história

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

Entre os prejuízos que a Revolução Farroupilha (1835-45) trouxe para Porto Alegre esteve a interrupção da primeira tentativa de se erguer um grande teatro na cidade. Em 1833 formou-se uma sociedade para este fim. Ganhou o terreno de graça, prometeu que a Santa Casa seria a dona do prédio, lançou os alicerces e ficou nisso. Passada a revolução, uma nova sociedade se formou. Mas que também desistiu pela falta de recursos. 

Foi então que o governo do Estado, em 1850, encampou o projeto. Contraiu empréstimo que a Assembleia autorizou, criou uma loteria estadual, conseguiu 45 acionistas e iniciou a construção. Em tempo relativamente curto estava pronto, com sua inauguração ocorrendo em 27 de junho de 1858. Uma proeza. Mas também um paradoxo. Uma cidade de 20 mil habitantes, iluminação pública muito precária, sem água encanada, serviço de bondes ou rede de esgotos, inaugurava um teatro de luxo para 700 pessoas.

Foi também motivo de candentes controvérsias, algumas debatendo o projeto de Felipe de Normann, criticado pelo seu desequilíbrio entre o luxo de interior e o despojamento das fachadas. Assim como pelas altas somas despendidas. Mas ao final e ao cabo sobraram elogios e regozijo das companhias artísticas que em suas tournées podiam incluir Porto Alegre em seus roteiros, já que o teatro Sete de Abril de Pelotas funcionava desde 1834, o Solis de Montevidéu fora inaugurado em 1856 e o primeiro Teatro Colón de Buenos Aires começara a funcionar em 1857.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.