Memória

1888: Porto Alegre e o “13 de maio de 1888”

Change Size Text
1888: Porto Alegre e o “13 de maio de 1888” Círio Simon. Derrubando o pelourinho, 2010

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1888: Porto Alegre e o “13 de maio de 1888”

Em seu clássico Raízes do Brasil, hoje bastante questionado (às vezes por leituras ligeiras e desatentas), Sérgio Buarque de Holanda se refere à abolição da escravatura como sendo a “Nossa Revolução”, e que, comparada com ela, “a maioria de nossas agitações do período republicano (…) parecem simples desvios da trajetória da vida política legal do Estado” (Raízes do Brasil. R. Janeiro, José Olympio Editores, p.126). 

Independente dos questionamentos, convém atentar que para Holanda, por atingir principalmente as oligarquias agrárias, a abolição preparou “o terreno para um novo sistema, com seu centro de gravidade não já nos domínios rurais, mas nos centros urbanos (Op. cit. p. 127).

Em Porto Alegre, quem também ajudou a “preparar o terreno” para a Abolição foi o jornal A Federação. Desde que foi fundado, em 1884, o jornal sempre destacou, por exemplo, as ruas da capital cujos proprietários já tinham libertado seus escravos (Fig. 1), como o seu 3º Distrito (A Federação, 16/8/1884, p. 1). 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.