Memória

1898: A fundação do Grêmio Gaúcho

Change Size Text
1898: A fundação do Grêmio Gaúcho

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1898: A fundação do Grêmio Gaúcho – História

Em 22 de maio de 1898, o capitão João Cezimbra Jacques, acompanhado de alferes, jornalistas, poetas e historiadores, fundaram o Grêmio Gaúcho, um importante centro de pesquisa e cultivo da história e costumes do Rio Grande do Sul. Uma história sem bochinchos e relinchos. Eles eram positivistas. Achavam que o tempo de guerras, revoluções e da “linguagem rebarbativa, viciada, cheia de plebeísmos”, como a dos Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, era algo que “no estado atual de nossa cultura e da transformação completa por que passaram os costumes rio-grandenses …[não tinha] qualquer fim de utilidade real” (A Federação, 01/10/1912, p. 1).

Em seu positivismo difuso, assim denominado por Boeira (“O Rio Grande de Augusto Comte”. In: DACANAL, José H. e GONZAGA, Sergius (Org.). RS: cultura e ideologia. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1980, p. 35-59), até idealizavam que, no lugar do gaúcho armado, façanhudo e  encrenqueiro, o Rio Grande do Sul estava dando lugar a um gaúcho pacífico, ordeiro e trabalhador. Algo como Décio Villares  (R. Janeiro, 1851 – Idem, 1931) idealizou no seu monumento a Castilhos. No lugar do gaúcho peleador, um gaúcho de garrucha na cintura, empinando seu cavalo rumo ao futuro (Fig. 1). Aos pés da montaria o arado, símbolo do trabalho. E, num gesto de saudação cordial, a cabeleira a descoberto (assim faziam os guerreiros medievais quando encerrada a guerra).

O Grêmio de Cezimbra Jacques se afirmou. Fizeram uma bonita sede (Fig. 2), na av. Carlos Barbosa, 1525. Ali permaneceu até 2019. Defendido pelos vereadores, mas derrubado pela retroescavadeira progressista do prefeito, para a continuidade da Av. Tronco.  Paradoxos do progressismo “civilizatório”, que os próprios positivistas apregoavam.


Grêmio Gaúcho – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.