Memória

1903: A exposição da Gazeta do Comércio

Change Size Text
1903: A exposição da Gazeta do Comércio
RAFIA E REPRESENTAÇÕES

1903: A exposição da Gazeta do Comércio – História

Entre 1º e 25 de março de 1903, Porto Alegre vivenciou, com mais de 2.000 presenças, a Exposição de Artes da Gazeta do Comércio, um jornal fundado em 1901 pelo advogado, escritor, jornalista, teatrólogo e pintor Arthur Pinto da Rocha (R.Grande, 26/12/1864 – R.Janeiro, 18/7/1930). Um marco instituidor na história da arte da cidade e do Estado. Até então só tinham ocorrido três exposições coletivas de artes plásticas, mas no caudal de exposições gerais: em 1875, na Exposição Provincial do Rio Grande do Sul, em 1881, na polêmica Exposição Brasileira-Alemã, de Karl von Koseritz, e na Exposição Estadual, de 1901. Em 1903 foram só pinturas, esculturas e fotografias.

Era um contexto onde ainda não existia, nem em embrião, qualquer coisa que se possa pensar como um campo artístico. Crítico de arte só tinha o dr. Olinto de Oliveira, que escrevia no Correio do Povo. Quem teve que comentar as obras foi o próprio Arthur Pinto da Rocha, nas páginas do seu jornal. Marchands ou galerias de arte, só a loja Ao Preço Fixo. As obras de artistas de maior nome (Pedro Weingartner, Pio Joris, Mariano Barbasan e Augusto Luis de Freitas) foram levadas por conhecidos com as quais estavam. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.