Memória

1904: Mais uma reeleição de José Montaury

Change Size Text
1904: Mais uma reeleição de José Montaury

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

José Montaury – História

Em setembro de 1904, Porto Alegre elegia, pela terceira vez consecutiva, José Montaury de Aguiar Leitão (R. Janeiro, 1858 – Porto Alegre, 1939) como seu intendente. Intendente porque, até 1930, era assim que se chamavam os prefeitos. Coisa que ia se repetir mais quatro vezes (1908, 1912, 1916 e 1920). Na maioria das vezes sem candidaturas de oposição. Mesmo porque as chances de vitória destas últimas eram quase nulas. Confirmando a assertiva que, se tinha duas coisas pelas quais os republicanos positivistas não morriam de amores, eram a alternância de poder e a renovação de lideranças.

Noves fora este seu enraizado centralismo (que ele também chamava de “democrático”), ficaram coisas que merecem reconhecimento. Como sua integridade administrativa. Consta que, além de não deixar herdeiros, também não deixou quase nada de espólio. E o zelo quase sacerdotal com que acompanhava os projetos de melhorias para a cidade. Como, no seu terceiro mandato (1904-1908), a encampação do fornecimento de água para a capital (FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre, ano a ano. Porto Alegre, Letra & Vida, 2012, p. 152) e a contratação da energia elétrica com a Cia. Força e Luz para a implantação dos bondes elétricos da cidade (Ibidem, p. 161).

A estes dois grandes projetos, somou-se a gestação do primeiro Plano Viário de Porto Alegre, concluído em 1910 pelo engenheiro João Moreira Maciel, e que previa, entre outras coisas, o alargamento das principais ruas da cidade. Três projetos que, se não fosse a modéstia, Montaury bem que poderia chamá-los de “novas façanhas”.


José Montaury – Representações

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.