Memória

1908: Recreio Ideal e o cinema em Porto Alegre

Change Size Text
1908: Recreio Ideal e o cinema em Porto Alegre

PORTO ALEGRE 250 ANOS:  HISTÓRIA, FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÕES

1908: Recreio Ideal e o cinema em Porto Alegre – História

Na história do entretenimento em Porto Alegre, a fundação do Recreio Ideal, em 1908, marca a transição do cinema aleatório (exibições eventuais, em locais adaptados) para o cinema contínuo. Incapazes, ou interditados, de repercutir mais amplamente a dimensão do episódio, os redatores da A Federação, em 21/5/1908, p. 1, limitaram-se a noticiar que “instalou-se á Rua dos Andradas, em frente á praça Senador Florêncio, um cinema-tographo, que foi hontem inaugurado, com uma exhibição offerecida à imprensa local e pessoas gradas” (mantida a grafia original). Concedia que ele estava bem localizado, com comodidades e uma pequena orquestra para acompanhar as exibições.

O local veio a tornar-se um ponto de referência entre os cinemas da cidade. Em 1913, passou a vizinhar com o cinema Guarany, instalado no prédio da Cia. Previdência do Sul, erguido por Rudolph Ahrons para sua empresa de seguros (Fig. 1). Em 1931, depois de demolido junto com os imóveis contíguos, o prédio do Recreio Ideal deu lugar ao portentoso edifício do Cinema Imperial (a ser tratado num outro momento).

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.