1910: Os automóveis nas ruas de Porto Alegre
1910: OS AUTOMÓVEIS NAS RUAS DE PORTO ALEGRE – HISTÓRIA
Na história do automóvel como meio de transporte, recreação, sinal de status e índice de modernidade, o ano de 1910 assinala para Porto Alegre um momento de afirmação de um processo iniciado em 1906, quando os empresários Januário Greco e irmão, via Argentina, importaram um pequeno De Dion Bouton francês, movido a querosene e de 10 HP. Afirmação porque, no ano de 1910, o influente Cel. Hemetério Mostardeiro, turfista e presidente da Associação Comercial, cuja família era dona de uma chácara no bairro dos Moinhos de Vento, adquiriu seu automóvel Humber, de fabricação inglesa.
Já no ano seguinte, A Federação noticiava que seu Humber, “vindo em agosto de 1910, consumiu, até o presente, 60 caixas de gazolina e, durante os doze meses, percorreu uma extensão de 17.800 Kilometros, [sendo] um dos primeiros daquela marca aparecidos na capital, e ao qual o povo deu o nome de Minas Gerais, pelas suas grandes dimensões” (A Federação, 21/8/1911, p. 4). Tal quilometragem “recorde” vinha das inúmeras excursões, passeios e inaugurações de estradas de que Mostardeiro participava, junto com Augusto Corrêa, Vasco Azambuja, os irmãos Greco, Lunara, José Bertaso e outros.
A coisa foi num crescendo tal que, em 1912, por ocasião na inauguração da nova sede da Garagem Porto-Alegrense (pela insuficiência das sedes anteriores), o Coronel era festejado e promovido para “o almirante Hemetério, o iniciador do automobilismo esportivo local”. O título da reportagem foi “Uma Festa Automobilística” (A Federação, 16/9/1912, p.1). Um simulacro provincial pomposo da Belle Époque parisiense.
O AUTOMÓVEL EM PORTO ALEGRE ATRAVÉS DO TEMPO – REPRESENTAÇÕES
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