Memória

Socialismo e Liberdade

Change Size Text
Socialismo e Liberdade Teatro do Estudante (Foto: Carlos Edler)

Tive longa e íntima amizade com o Germano Bonow Filho, pai da Andrea e do Germaninho (e que tinha “Filho” no nome), mas muito mais relacionada à política do que ao teatro. O Bonow foi um dos fundadores e organizadores do Teatro do Estudante, creio que no final dos anos 1930, início dos anos 1940. O Teatro do Estudante foi fundamental na área cultural do Rio Grande do Sul e revelou para o Brasil atores como o Walmor Chagas, por exemplo. (Walmor Chagas, mais tarde, casou-se com a Cacilda Becker, formidável atriz.)

Mas o Teatro do Estudante durou pouco, apenas alguns anos.

Em 1951-52, conheci pessoalmente o Germano Bonow, que era, então, presidente do antigo Partido Socialista Brasileiro no RS. A Andrea tem até hoje as atas fundamentais do antigo PSB, inclusive de quando era ainda a Esquerda Democrática, ramo socialista da UDN. Minha amizade e intimidade com o Bonow se desenvolveram apenas no âmbito do PSB.

Participei ativamente da política estudantil, e em 1954, no segundo ano da Faculdade, fui eleito presidente da União Estadual de Estudantes (UEE), que era a entidade máxima dos universitários e congregava a totalidade dos alunos do ensino superior no RS.

O Teatro do Estudante desaparecera há anos e, então, fundei o Teatro Universitário da UEE, que – sob direção artística do Antônio Abujamra – revelou para o Brasil grandes figuras do nosso teatro, como Paulo César “Pereio”, Lílian Lemmertz e o Paulo José, que morreu dias atrás, além de outros mais que se projetaram no eixo Rio-São Paulo.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito