Arthur de Faria, Porto Alegre: uma biografia musical

A Era do Rádio 4 – Capítulo XL

Change Size Text
A Era do Rádio 4 – Capítulo XL Alcides, década de 1930, em momentos "fotos para fãs".

Dois anos mais novo que Piratini, Alcides Gonçalves nasceu dia 1º de outubro de 1908, em Pelotas – cidade rica e culta, 243 km ao sul de Porto Alegre. A família mudou-se para a capital quando ele tinha nove anos, em 1917. 

Dez anos depois, ele entrava na cena musical da cidade pela porta da frente: cantando com o jovem prodígio do piano Paulo Coelho. Até a morte de Paulo, sempre que Alcides estivesse em Porto Alegre eles seguiriam juntos, estrelas reluzindo nas rádios, clubes e nas melhores casas onde se ouvisse música na cidade, fosse o chiquérrimo Café Colombo ou o Bar Americano. De tão inseparáveis, os amigos – em função da dupla de sucesso do cinema americano – os apelidaram “O Gordo e o Magro”.No rádio, começara na pioneira Gaúcha, desde a sua inauguração, em 1927. E então, com a chegada da Rádio Farroupilha, em 1935, é anunciado como uma das suas grandes contratações, e em dupla função: artista solo e crooner do Jazz de Paulo Coelho.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito