Porto Alegre: uma biografia musical

Capítulo LXXVII – Um milhão de melódicos melodiosos – ou: os anos de transição (Parte 23)

Change Size Text
Capítulo LXXVII – Um milhão de melódicos melodiosos – ou: os anos de transição (Parte 23) No Breno Sauer Quarteto, um timaço: Portinho na bateria, Breno no vibrafone, Ernoe Eger no baixo e Adão no piano.

Dezenas e dezenas de histórias e nem falamos em Aristides Villas-Boas ou no Noblesse. Tampouco citamos o Melódico Mocambo, os autointitulados Baldaufinhos (tava até no cartaz!), que ficaram em quarto lugar naquela enxurrada de cartas na mesa do Walter Galvani, sobre a qual falamos lá atrás. Nem percorremos os que, mais tarde, virariam conjuntos de baile tradicionais, no interior ou na capital: Caravelle, Je Reviens, Itamone, João Roberto e Seu Conjunto e tantos outros. Nem mesmo contamos a história do Melódico Berimbau, composto por futuros padres do Seminário de Viamão (cidade da Grande Porto Alegre) e com um pé no rock.

Pra ver o tamanho dessa cena tão esquecida.

Mas antes de encerrar, a gente precisa de pelo menos um passeada por quatro grandes músicos já mencionados várias vezes, mas só de raspão: os pianistas Délcio Vieira e Adão Pinheiro, o saxofonista Wladimir Latuada e o baterista e compositor Mutinho. Dos primeiros dois falaremos agora.


O grande momento de Délcio foi como pianista da all star Orquestra de Karl Faust, a big band da Rádio Gaúcha. Não tocou em nenhum melódico, mas chegou a ter sua própria orquestra que excursionou pela Argentina e tudo. E teve duas modernérrimas músicas gravadas por Norberto Baldauf e pelo Primo nos anos 1950. A partir dos anos 1970, foi um segredo bem guardado. Desconhecido do público, cultuado pelos músicos.

Morreu poucos meses depois de um festão de 90 anos onde tocou lindamente, revezando-se no piano com todos os grandes de sua geração (e de várias seguintes) que estavam em Porto Alegre na data. O grande comentário da noite era sobre como ainda soava moderno seu jeito de tocar e suas composições.


Adão Pinheiro. Foto: Natália Arduíno

Adão era de uma família de músicos nascidos em Santa Maria: seu irmão Paulo Pinheiro, outro excelente pianista, lançou um belo LP em 1983 chamado Noturno. Hélio e Edy, outros irmãos, também eram músicos, atuando principalmente na noite de Porto Alegre.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.