Prefeito da semana

José Fortunati e as eternas “obras da Copa”

Change Size Text
José Fortunati e as eternas “obras da Copa” José Fortunati, em 2017. Foto: Andielli Silveira/CMPA

43º Prefeito
Nome: José Fortunati
Partido: Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Período que governou: 30/03/2010 a 01/01/2017

Quando José Fogaça abriu mão da Prefeitura para tentar chegar ao Piratini, em 2010, o vice José Fortunati enfim teve a oportunidade que aguardava havia uma década. Natural de Flores da Cunha e vivendo em Porto Alegre desde meados dos anos 1970, Fortunati havia sido um militante histórico do PT, do qual fez parte desde a época da fundação. Vice-prefeito de Porto Alegre pela primeira vez na gestão de Raul Pont (1997-2001), ele acreditava que sua hora de concorrer ao Paço havia chegado no ano 2000, mas a sigla teve outros planos: decidiu relançar o nome de Tarso Genro, que retomou o cargo quatro anos após ocupá-lo pela primeira vez, só para renunciar pouco mais de um ano mais tarde para tentar ser governador.

A Fortunati, na época, sobrou o consolo de ser o mais votado na eleição que lhe coube: sem poder tentar a Prefeitura, elegeu-se o vereador mais votado da cidade. No ano seguinte, por fim, rompeu com o PT e passou a integrar as fileiras do PDT. Era uma relação antiga: Fortunati havia feito parte dos quadros petistas desde a época da fundação do partido, em 1980, e antes de ser vice de Porto Alegre já havia sido eleito deputado estadual (1987-1990) e deputado federal (1990-1996), chegando a liderar a bancada na Câmara. Uma vez no novo partido, Fortunati começou ambicioso e cogitou se lançar ao Piratini em 2002, mas acabou recuando alegando a falta de recursos para a empreitada.

[Continua...]

Eleições Municipais
Série Prefeito da Semana


A série Prefeito da Semana, produzida pela equipe do Matinal, tem uma reportagem inédita por semana e está sendo publicada ao longo de 2020, mais um ano de eleição municipal – essa com novos contornos devido à pandemia. Nosso objetivo é resgatar as histórias de quem comandou Porto Alegre desde o início da República.

O acesso a esse especial é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.