Prefeito da semana

Nelson Marchezan Jr., um prefeito em eterno conflito

Change Size Text
Nelson Marchezan Jr., um prefeito em eterno conflito Nelson Marchezan Jr., em 2019. Foto: Cesar Lopes/PMPA


44º Prefeito
Nome: Nelson Marchezan Jr.
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Período que governou: 01/01/2017 até o presente

A trajetória do atual prefeito de Porto Alegre na política começa imediatamente após a morte do pai. Nelson Marchezan, o pai, havia sido vereador em Santa Maria, deputado estadual, deputado federal e chegou a presidir a Câmara, antes de tentar, sem sucesso, eleger-se ao Senado e ao Piratini – quando acabou derrotado por Alceu Collares, no pleito de 1990. Vitimado por uma parada cardíaca aos 63 anos, em 2002, não viveria para ver o filho, advogado de formação, seguir seus passos rumo a cargos eletivos. Marchezan Jr. elegeu-se já naquele ano deputado federal, mas acabou cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao não conseguir comprovar que havia se filiado ao PSDB no prazo previsto em lei. Voltaria a ser eleito, agora deputado estadual, para o período entre 2007 e 2011 e, mais tarde, foi deputado federal a partir de 2011, até assumir a Prefeitura no início de 2017.

Sua vitória nas eleições municipais de 2016 consolidou definitivamente a derrocada do PT nas corridas pelo Paço desde a virada do século: quando o mandato de Marchezan chegar ao fim, a cidade terá completado 16 anos desde a última gestão petista, exatamente o período em que a sigla passou no poder antes disso. Para chegar lá, Marchezan venceu os dois turnos das eleições, enfrentando o então vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB). Se em 2012 José Fortunati havia obtido a reeleição com 65% dos votos ainda em primeiro turno, na maior diferença já vista na cidade desde a redemocratização, quatro anos mais tarde Melo não foi páreo para Marchezan: o candidato tucano praticamente dobrou seus votos entre um turno e outro, passando de pouco menos de 30% das preferências na primeira parte da eleição para mais de 60% na etapa decisiva.

[Continua...]

Eleições Municipais
Série Prefeito da Semana


A série Prefeito da Semana, produzida pela equipe do Matinal, tem uma reportagem inédita por semana e está sendo publicada ao longo de 2020, mais um ano de eleição municipal – essa com novos contornos devido à pandemia. Nosso objetivo é resgatar as histórias de quem comandou Porto Alegre desde o início da República.

O acesso a esse especial é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.