Quadrinhos em revista

Os 80 anos de Zé Carioca

Change Size Text
Os 80 anos de Zé Carioca Reprodução

Malandro, marginal, anti-herói. Em meio a tais definições, Zé Carioca é um personagem que teve a oportunidade de nascer mais de uma vez. Até que se fixasse definitivamente no imaginário popular da forma como o reconhecemos hoje, Zé – que nasceu “Joe” – passou por algumas mudanças importantes, algumas mais sutis, relacionadas a sua personalidade, outras mais marcantes, que ajudaram a consolidar o seu próprio universo ficcional para que o entendêssemos, de fato, como um personagem brasileiro. 


Zé em seu figurino clássico. Ao lado, tira original de 1942 escrita por Hubie Karp e desenhada por Bob Grant, adaptada ao formato vertical na edição especial Zé Carioca 70 anos – volume 1.

80 anos. É muito difícil sintetizar tantos arcos de histórias de um personagem tão longevo. Em Para reler os quadrinhos Disney, o pesquisador Roberto Elísio dos Santos define esses momentos na trajetória de Zé em quatro fases: a Fase Americana (nos anos 1940), a Fase de Transição (a partir de 1950), a Fase de Adaptação (anos 1960) e a Fase de Assimilação (anos 1970). Cada período é identificado principalmente pela estrutura de produção e pela postura assumida pelos criadores nas histórias em quadrinhos protagonizadas pelo personagem. Contudo, não há como falar de Zé sem lembrar que sua caminhada se iniciou, na verdade, no cinema. 

Publicidade

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.