Quadrinhos em revista

Os 80 anos de Zé Carioca

Change Size Text
Os 80 anos de Zé Carioca Reprodução

Malandro, marginal, anti-herói. Em meio a tais definições, Zé Carioca é um personagem que teve a oportunidade de nascer mais de uma vez. Até que se fixasse definitivamente no imaginário popular da forma como o reconhecemos hoje, Zé – que nasceu “Joe” – passou por algumas mudanças importantes, algumas mais sutis, relacionadas a sua personalidade, outras mais marcantes, que ajudaram a consolidar o seu próprio universo ficcional para que o entendêssemos, de fato, como um personagem brasileiro. 


Zé em seu figurino clássico. Ao lado, tira original de 1942 escrita por Hubie Karp e desenhada por Bob Grant, adaptada ao formato vertical na edição especial Zé Carioca 70 anos – volume 1.

80 anos. É muito difícil sintetizar tantos arcos de histórias de um personagem tão longevo. Em Para reler os quadrinhos Disney, o pesquisador Roberto Elísio dos Santos define esses momentos na trajetória de Zé em quatro fases: a Fase Americana (nos anos 1940), a Fase de Transição (a partir de 1950), a Fase de Adaptação (anos 1960) e a Fase de Assimilação (anos 1970). Cada período é identificado principalmente pela estrutura de produção e pela postura assumida pelos criadores nas histórias em quadrinhos protagonizadas pelo personagem. Contudo, não há como falar de Zé sem lembrar que sua caminhada se iniciou, na verdade, no cinema. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.