Parêntese, Recomendações

Recomendações da semana #39

Change Size Text
Recomendações da semana #39 Foto: Sony Music/Divulgação

MÚSICA

Shinkansen

O nome é japonês, mas o som da Shinkansen é brasileiríssimo. O projeto musical reúne quatro baitas instrumentistas nacionais: Liminha (baixo), Toninho Horta (guitarra), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Marcos Suzano (bateria e percussão).

“Com essa formação, esteticamente diferente, com guitarra, baixo, cello, percussão acústica e eletrônica, não buscamos nenhuma referência. Não conheço nenhum grupo parecido. Marcos Suzano com suas experimentações trouxe coisas muito interessantes sonoramente. Como viemos de vertentes diferentes e todos somos compositores, o resultado ficou eclético na medida certa”, explica Liminha sobre o novo álbum, que reúne 12 faixas e já está disponível em todas as plataformas digitais.

Shinkansen é o nome dado ao trem de altíssima velocidade no Japão – e essa relação com o país asiático se explica com o início do projeto, que foi criado como pretexto para levar Liminha até a terra do sol nascente: “Toninho, Marcos Suzano e Jaques Morelenbaum viajaram inúmeras vezes para o Japão. Eu ainda não conhecia esse maravilhoso país. Um dia no estúdio, resolvemos montar uma banda pra tocar lá. Gravamos parte do repertório em 2010, fizemos um show no Rio Jazz Festival e outro na extinta casa de show Miranda. Depois disso, como somos artistas e músicos com uma agenda lotada, cada um foi para um lado. Em 2016, fui para um evento em Los Angeles, para ver a cena de jazz que estava acontecendo naquele momento. Em seguida, fui para Tóquio assistir ao Festival de Montreux. Voltei encantado com o Japão e retomamos o disco”, conta Liminha.

O disco traz ainda as participações luxuosas de Branford Marsalis (sax soprano), Ryuichi Sakamoto (piano) e Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn). Escute o disco aqui.

FOTOGRAFIA

O Encanto de Narciso – Reflexões Sobre a Fotografia | Boris Kossoy

Foto: Ateliê Editorial/Divulgação

Na última quarta-feira (19/8), comemorou-se o Dia Mundial da Fotografia. Por conta disso, a gente recomenda aqui um recente lançamento da área: O Encanto de Narciso – Reflexões Sobre a Fotografia, novo livro do fotógrafo, professor, pesquisador, arquiteto, historiador, sociólogo e artista Boris Kossoy. Publicada pela Ateliê Editorial (240 páginas, R$ 68), a obra, para além de registrar as imagens, se debruça sobre seus significados e desdobramentos – “em busca de sua natureza e essência”, como ressalta o autor.

Os textos foram escritos entre 2010 e 2018 e se organizam em seis partes. Cada uma é composta de textos breves, nos quais Kossoy retoma conceitos propostos e explorados na trilogia teórica Fotografia & História, Realidades e Ficções na Trama Fotográfica e Os Tempos da Fotografia – volumes que mereceram várias edições nas últimas décadas.

“Os diferentes temas abrigam um conjunto de textos densos, objetivos, que podem ser entendidos como pontos de partida ou de chegada de reflexões pensadas e amadurecidas durante muito tempo”, explica Kossoy.

LIVRO

Dublinense faz promoção de 11 anos

Foto: Dublinense/Divulgação

Olha só que barbada: no próximo dia 31 de agosto, a Dublinense completa 11 anos e, para celebrar a data, a editora coloca 50 livros de todas as suas épocas em promoção, pelo valor de R$ 11 cada. A ação vai durar por 11 dias, e a lista dos livros com desconto pode ser conferida clicando na aba PROMO do site.

Lembrando que, apesar da greve dos Correios, as entregas da editora seguem acontecendo por meio de transportadoras e que o livreiro virtual da Dublinense atende e dá dicas personalizadas sobre os livros no inbox das redes sociais ou pelo WhatsApp (51) 98245-6682.

marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.