Recomendações

Uma homenagem à gente brasileira

Change Size Text
Uma homenagem à gente brasileira Foto: Biblioteca Azul/Divulgação

LIVROS

As Doenças do Brasil | Valter Hugo Mãe

O escritor português de origem angolana retorna ao romance após cinco anos em As Doenças do Brasil (Biblioteca Azul, 208 páginas, R$ 54,90), relato ambientado no país. Com artes de Denilson Baniwa e prefácio da escritora Conceição Evaristo, o livro de Valter Hugo Mãe é uma homenagem à gente brasileira, tanto quem aqui já estava quanto os que vieram forçados – todos fugindo da fúria que extermina aqueles que não se consegue escravizar.

Honra é filho da violência de um branco com uma mãe indígena. Sua pele não é cicatriz, mas ferida permanentemente aberta da qual se envergonha. Já Meio da Noite é um negro que cai capturado pelos abaetés. Sua presença é vista inicialmente com desconfiança, mas depois entre ambos floresce a união contra a imensa sombra branca que avança contra eles.

Na contramão dos registros históricos sobre a colonização, a obra coloca a figura indígena no centro da narrativa, narrando sob sua ótica as percepções sobre a invasão e o genocídio promovido pelo europeu. “Valter Hugo Mãe, se apropriando de um fato histórico, constrói uma história que nos parece mais verdadeira do que aquela que os compêndios científicos nos apresentam”, escreve Conceição Evaristo.


Uma nova História, feita de histórias – Personalidades negras invisibilizadas da História do Brasil |vários autores

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito