Recomendações

Caetano e a sua revigorante aventura musical

Change Size Text
Caetano e a sua revigorante aventura musical Foto: Máquina de Livros/Divulgação

LIVROS

Lado C – A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê, de Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes

Muito se comenta sobre o Caetano Veloso das palavras, o grande letrista, entre os maiores da história da MPB. A roupagem sonora que embala a desconcertante poesia do autor, porém, não é tão lembrada quando é avaliada a obra do artista baiano. Não que seja menos importante: Caetano é um músico incomum e rigoroso com o resultado de seu trabalho, em que forma e conteúdo são indissociáveis. Lado C – A trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê (Máquina de Livros, 256 páginas, R$ 62,90), que chegou às livrarias nesta sexta-feira (29/7), narra justamente a sonoridade buscada pelo cantor e compositor desde o início de sua carreira, com destaque para a virada radical com o power trio que montou em 2006 com músicos 30 anos mais jovens do que ele. Em um período de 10 anos, foram três discos de canções inéditas, outros três ao vivo e grandes turnês que rodaram o Brasil e o mundo.

Escrito pelos pesquisadores Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes, Lado C narra os caminhos que levaram Caetano a essa revigorante aventura musical. A partir de informações inéditas, os autores revelam os bastidores das gravações e o processo criativo de cada disco da trilogia, que culminou em Abraçaço (2012). Os autores abordam ainda a relação controversa de Caetano com a imprensa nesse período, detalhes do convívio com sua equipe e as experiências e parcerias com artistas de diferentes gerações, incluindo os próprios filhos.

“Esse é um período mais recente e pouco comentado da carreira de Caetano, mas que sem dúvida é um dos mais ricos. Ele se reinventou e renovou seu público”, observa Tito Guedes.


Tinta Branca, de Alexandre Alliatti

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.