Recomendações

Relatos, mitos e histórias dos povos originários brasileiros

Change Size Text
Relatos, mitos e histórias dos povos originários brasileiros Foto: Editora Planeta/Divulgação

LIVROS

O Casamento Entre o Céu e a Terra – Contos dos povos indígenas do Brasil | Leonardo Boff

Professor, teólogo, filósofo, escritor e um dos principais defensores dos direitos humanos no Brasil, Leonardo Boff lança nova edição de O Casamento Entre o Céu e a Terra – Contos dos povos indígenas do Brasil (Editora Planeta, 240 páginas, R$ 56,90). No livro, o autor reúne relatos, mitos e histórias dos povos originários brasileiros com o objetivo de ressaltar suas contribuições na constituição cultural do país. A publicação é dividida em duas partes: na primeira, diversas narrativas apresentam a epistemologia indígena, seus costumes, modos de pensar e compreender a natureza; na segunda, são apresentadas informações a respeito desses povos – como as etnias e línguas que se estendem pelo território brasileiro, bem como quais elementos contemporâneos fazem parte de herança indígena nacional.

Recolhidas ao longo dos anos por meio de visitas a diversas etnias, as histórias dão explicações poéticas a fenômenos da natureza. “Como são grandes observadores, acumularam enorme sabedoria. Como nós, eles também perguntam: ‘Por que existem o dia e a noite? Por que as estrelas têm brilho diferente? De onde veio o guaraná, de que gostamos tanto?’. Para responder a essas indagações, contam estórias interessantíssimas. E elas nos enchem de encantamento”, afirma Boff no prefácio.

A publicação conta com ilustrações da artista indígena Daniela Ramos e apresentação do escritor Daniel Munduruku – que sugere ao leitor na introdução como a obra deve ser compreendida: “Ler as histórias indígenas apenas com a cabeça não nos permite sentir a verdade que elas trazem dentro de si e que precisam ser ouvidas com o coração. Fica aqui, pois, meu convite: leiam essas histórias não com a cabeça, mas com o coração, que é o centro de todos os sentidos. É dentro dele que mora a magia, o sagrado, o mistério”.


[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.