Recomendações

Cena não-hollywoodiana

Change Size Text
Cena não-hollywoodiana Foto: Paco Editorial/Divulgação

LIVRO

Cinemas Periféricos: Estéticas e contextos não hegemônicos | Ivonete Pinto

O livro traz 52 artigos divididos por continentes, reunindo textos inéditos e a produção de mais de duas décadas da autora gaúcha a respeito de filmes de países como Turquia, Irã, Tailândia, Índia, Camboja, Azerbaijão, Rússia e Romênia. Ivonete Pinto é jornalista, doutora em Cinema pela ECA-USP, professora no curso de Cinema na UFPel e atual presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O prefácio de Cinemas Periféricos: Estéticas e contextos não hegemônicos (Paco Editorial, 384 páginas, R$ 56,90) é assinado por Stephanie Dennison, professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leeds, no Reino Unido, ressaltando que “a autora contextualiza suas observações em uma série de ensaios introdutórios que traçam a origem e desenvolvimento de conceitos tais como World Cinema, contribuindo assim para a teorização do cinema não- hollywoodiano”. Já Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, lembra no texto de apresentação que “o cinema pode ser uma janela que nos faz entender e até nos identificar com o desconhecido”.

O livro pode ser adquirido no site da editora.  

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito