Recomendações

Desafios, escolhas criativas e descobertas

Change Size Text
Desafios, escolhas criativas e descobertas Foto: Cobogó/Divulgação

LIVROS

Medida Provisória: Diário do Diretor | Lázaro Ramos

O ator Lázaro Ramos narra em Medida Provisória: Diário do Diretor (Cobogó, 104 páginas, R$ 46) os bastidores de seu primeiro trabalho atrás das câmeras, como diretor de cinema. Compartilhando desafios, escolhas criativas e descobertas, Lázaro conta seu envolvimento com o projeto do filme Medida Provisória – que estreia nos cinemas brasileiros no dia 14 de abril – desde que conheceu a peça Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, e decidiu adaptá-la para a tela grande. “Entendemos logo que ali havia uma ideia muito original e que trazia debates importantes, principalmente no momento histórico que estávamos vivendo, momento em que a população negra no Brasil estava discutindo intensamente o seu espaço de formação de identidade, direitos e deveres”, escreve no livro.

Além de relatar as etapas de criação de filme, Lázaro confidencia no texto suas dúvidas quanto a decisões narrativas e estéticas, assim como os obstáculos de produção e distribuição enfrentados por Medida Provisória: “Nunca pensei que em um só trabalho eu teria tantos aprendizados, alegrias e medos. Agora, desejo de maneira mais apaixonada contar mais histórias estando nesta função de diretor”.

O filme é ambientado no Brasil em um distópico futuro próximo. Na trama, após um advogado pedir indenização ao Estado brasileiro pelo tempo de escravização, o governo, como reparação social, decreta uma medida provisória para enviar os negros – que chama de “cidadãos de melanina acentuada” – de volta à África.

O livro um inclui QR Code para a visualização de 300 imagens do making of do filme.


Aorta | Rani Ghazzaoui

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.