Recomendações

Livro apresenta depoimentos de torcedores e ex-atletas

Change Size Text
Livro apresenta depoimentos de torcedores e ex-atletas Foto: Ludopédio/Divulgação

LIVROS

Conte Comigo: Flamengo e Democracia, de Helcio Herbert Neto

No dia 5 de maio, o futebol no Flamengo comemorou 110 anos de existência – foi somente anos depois de sua fundação que o clube carioca começou a ter a modalidade pela qual é mais reconhecido. Na esteira dessa celebração, o livro Conte Comigo: Flamengo e Democracia (Ludopédio, 117 páginas, R$ 65), de Helcio Herbert Neto, reúne depoimentos de torcedores rubro-negros e ex-atletas, recuperando o caráter mais livre, antiautoritário e até transgressor do clube. Segundo o autor, o projeto vai na contramão das atitudes recentes de dirigentes do time como declarações de apoio ao governo federal, a negligência no caso das mortes de 10 meninos nas dependências do Flamengo e a pressão para violar regras sanitárias mínimas durante a pandemia.

Com prefácio do cantor e compositor Moacyr Luz, a obra conta ainda com depoimentos de outros músicos, como Jards MacaléBNegãoYnaiã Benthroldo (baterista da banda Boogarins) e Elza Soares – para quem o volume é dedicado. Já entre os esportistas cujos relatos fazem parte de Conta Comigo estão Afonsinho, primeiro atleta a conseguir o passe livre no futebol brasileiro, e Nando Antunes Coimbra, irmão de Zico e também ex-jogador. Completam a lista de participantes do livro as torcedoras ilustres Luyara Franco, filha da vereadora Marielle Franco, e Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel, militante político e antigo remador do Flamengo.

O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.