Recomendações

Histórias e ensinamentos da cultura guarani

Change Size Text
Histórias e ensinamentos da cultura guarani Foto: Riacho/Divulgação

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Aldeia Yvyty Porã, na terra indígena guarani Barra do Ouro, é conhecida entre os não indígenas como Aldeia do Campo Molhado. Com um passado de resistência guarani, essa área foi retomada pelos mbyá-guarani e demarcada há cerca de 30 anos, sendo uma das maiores terras indígenas exclusivamente guarani do Estado.

Lá vive José Verá, autor de Nhemombaraete Reko Rã’i: Fortalecendo a sabedoria (Riacho, 128 páginas), livro que reúne seus desenhos ilustrando histórias e ensinamentos da cultura guarani. A inauguração da campanha de lançamento será realizada neste sábado (4/9), na FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas (Banca do Meio | Rua José Bonifácio, Porto Alegre), às 10h. Durante o mês de setembro, o livro poderá ser adquirido pelo preço promocional de R$ 40, por meio deste site. Em seguida, a publicação bilíngue português/guarani estará disponível na livraria Via Sapiens, em Porto Alegre, e no site do selo Riacho.

O desenhista autodidata José Verá, de 71 anos, nasceu para a “contação de histórias”. Situada entre os municípios de Caraá, Maquiné e Riozinho, a Aldeia Yvyty Porã serviu-lhe de inspiração e guia. “Eu escrevi aqui, dentro dessa casa, dentro da minha aldeia, no meio da minha família. Não saí para outro lugar. Eu recebi uma mensagem diretamente para mim”, explica o artista. Produzidos a lápis e caneta, os desenhos espelham a espiritualidade do povo mbyá-guarani e sua relação com a biodiversidade.

As histórias do livro foram ditadas por José Verá a professores guaranis, que fizeram posteriormente a revisão e a tradução para a língua portuguesa. O livro foi composto de forma colaborativa, com visitas à comunidade com protótipos impressos e digitais para decidir o visual final da publicação. 

Foto: Riacho/Divulgação

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.