Recomendações

Sobre o problema da adaptação

Change Size Text
Sobre o problema da adaptação Foto: Artes e Ofícios/Divulgação

O que é uma adaptação cinematográfica ou televisiva de uma obra literária? Como avaliar sua qualidade? Por que é tão comum os aficionados a certo livro se sentirem frustrados com sua adaptação nas telas? Por que tantos filmes não são “fiéis” à obra literária? E, afinal, é válido sustentar “fidelidade” na adaptação?

Essa obra trata dessas e de outras questões indispensáveis que envolvem o problema da adaptação literária em cinema e televisão. Com estilo que concilia tratamento teórico rigoroso e interpretações inusitadas, Cinema: Da Letra à Tela (Artes e Ofícios, 288 páginas, R$ 67) oferta-se tanto a estudiosos do tema – professores e estudantes de literatura, cinema e televisão – quanto a espectadores e leitores apaixonados. O autor Marcelo Bulhões é livre-docente em teoria literária (Unesp), doutor em literatura brasileira (USP) e mestre em teoria literária e literatura comparada (USP).

Bulhões é autor de livros como Leituras do Desejo: O Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro (Edusp, 2003), Literatura em Campo Minado: A Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira (Annablume,1999) e Violência: A Escrita de João Antônio (Unesp/FAAC, 2005), entre outros títulos.


sem fim | Hugo Casarini

Mineiro radicado em São Paulo, Hugo Casarini faz sua estreia na literatura com o romance autoficcional sem fim (Editora Quelônio, 128 páginas, R$ 68,00), que acaba de chegar às livrarias. O livro narra a trajetória de h, personagem que cresceu nas décadas de 1980 e 1990 entre o interior de Minas Gerais e a capital paulista, experimentando as descobertas e frustrações de uma época marcada por um hedonismo dilacerado e a eclosão da pandemia da AIDS. A escrita do autor confere dimensão ao mesmo tempo corriqueira e trágica a h. É a história de um jovem brasileiro que diante de sua orientação sexual encontra na vida intelectual um espaço de libertação e que luta para ser aceito por familiares e amigos. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.