Recomendações

As origens escravocratas da condição da mulher trabalhadora doméstica

Change Size Text
As origens escravocratas da condição da mulher trabalhadora doméstica Foto: Jandaíra/Divulgação

LIVRO

Trabalho Doméstico | Juliana Teixeira

A obra traça um painel histórico e social do trabalho doméstico no Brasil a partir de uma pesquisa bibliográfica aprofundada, de entrevistas e relatos de mulheres de diferentes idades e origens que exercem a profissão de trabalhadoras domésticas no país.  Em Trabalho Doméstico (Jandaíra, 248 páginas, R$ 29,90), a autora Juliana Teixeira uniu sua experiência pessoal como filha de uma trabalhadora doméstica com sua pesquisa de doutorado em Administração para traçar as origens históricas escravocratas da condição atual da mulher trabalhadora doméstica.

O livro discute a importância da regulamentação dessa atividade, além das interseccionalidades entre gênero, raça e classe desse grupo. Outros temas também abordados são o racismo estrutural e o papel da branquitude no tema – seja por meio de suas ações ou dos silenciamentos que promove.  Trabalho Doméstico apresenta uma discussão indispensável, escancarando as desigualdades e opressões sofridas pela categoria e enfatizando a presença da nossa herança colonial escravista bastante presente ainda na sociedade atual. 

O título é o 11º lançamento da Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, que se destina à disseminação de conteúdo crítico produzido por pessoas negras, sobretudo mulheres, a preço acessível e linguagem didática, como forma de construir instrumentos para compreender a realidade e debates profundos no país.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.