Recomendações

Os textos de Adolfo Bioy Casares escritos entre 1972 e 1999

Change Size Text
Os textos de Adolfo Bioy Casares escritos entre 1972 e 1999 Foto: Biblioteca Azul/Divulgação

LIVROS

Obras Completas de Adolfo Bioy Casares | Organização de Daniel Martino

A editora Biblioteca Azul lançou o terceiro e último volume das Obras Completas de Adolfo Bioy Casares (952 páginas, R$ 119,90). Um dos grandes mestres da literatura mundial, o argentino Adolfo Bioy Casares (1914 – 1999) foi um escritor de extraordinária originalidade e sutileza, marcado pela tranquila fluidez de sua prosa. Organizado por Daniel Martino, considerado o principal pesquisador da obra de Bioy Casares no mundo, esse volume reúne pela primeira vez os textos escritos entre 1972 e 1999 – e contém romances, contos e textos diversos do terço final da vida do grande autor portenho.

No repertório de Bioy Casares estão os acontecimentos fantásticos em ambientes corriqueiros, que frequentemente partem do ponto de vista do intelectual. São contos ágeis, que flertam com o gênero policial, de ficção científica e de fantasia – e que atestam a impressionante capacidade do escritor de contar histórias.

O volume inclui também as anotações de diários do período em que Bioy Casares esteve no Brasil, o registro de suas impressões e de seus encontros com personalidades como Alberto Moravia, Graham Greene e Cecília Meireles. Mesmo em um texto notadamente pessoal, há nesses diários um fio que perpassa a trama: a história de um amor perdido, que Bioy, como um personagem criado por si mesmo, buscava encontrar no período em que esteve entre Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A obra se encerra com textos esparsos, prefácios, escritos de encomenda a periódicos e depoimentos a veículos diversos, em que discorre sobre o tango, seus livros prediletos e a amizade intensa e duradoura com o compatriota Jorge Luis Borges.


Eu te Escrevo de Auschwitz | Karen Taieb

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.